terça-feira, 30 de novembro de 2010

Meio Ambiente

      Aquecimento global

O Aquecimento global é um fenómeno climático de larga extensão, um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. O significado deste aumento de temperatura é objeto de análise por parte dos cientistas. Causas naturais ou responsabilidade humana?
Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes de origem humana na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos retêm uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento.  
A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações meteorológicas em todo o globo desde 1860. Os dados mostram que o aumento médio da temperatura foi de 0.5 ºC durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000.
Evidências secundárias são obtidas através da observação das variações da cobertura de neve das montanhas e de áreas geladas que estão a diminuir, do aumento do nível global dos mares, do El Niño e outros eventos extremos de mau tempo. Maiores períodos de seca, ( esse ano está ocorrendo a maior seca já registrada na amazônia, seguido da maior cheia, além de a temperatura em Manaus ter chegado aos imprecionantes 47 ºC ) furacões mais intensos e inundações são cada vez mais frequentes.
O Protocolo de Quioto visa a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. Contudo os EUA, o maior poluidor mundial, ainda não assinou esse protocolo.
 Isso é mas sério do que imaginamos, dados apontavam para falta de água, daqui á 70 anos, depois, eram 30 anos e agora menos de uma decada depois, já está faltando, vi um documentário onde era relatada a históriade um urso, que nadou por dezenas de Kms e acabou morrendo afogado,  mas não é só nos polos ou em outros paises que isso acontece, acontece ap nosso redor, é preciso que todos façam a sua parte, pra salvarmos o planeta..
Denomina-se efeito de estufa à absorção, pela atmosfera, de emissões infravermelhas impedindo que as mesmas escapem para o espaço exterio

4 comentários:

  1. Isso é um assunto muito sério mesmo!

    Além da camada de ozônio se estar prejudicada por cauda do aquecimento global, as calotas polares estão elevando cada vez mais o nivel dos oceanos... o que pode ser muito perigoso!!!

    Gostei do seu blog e estou te seguindo!

    www.vemaquinomeublog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eii, valeu pelo comentario no meu blog.
    gostei muit do seu, e o tema desse post é de grande importancia e interesse pra quem tem o minimo de consciência, parabens!

    vouu te seguiir.
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Oiii, boa tarde!
    Tudo bom?
    Agradeço a visita, também adoooorei seu Blog.
    Éééé, a minha música de fundo é do Nando Reis e Ana Cañas - Pra você guardei o amor.
    Volte sempre por lá!
    ;*

    ResponderExcluir
  4. Post muito importante e escrito da melhor maneira possível :) Muito boa a Postagem, e o Blog é muito legal, Parabéns, comentei :) e acompanhando aqui ... se puder retribuir comentando e me seguindo, eu retribuo da mesma maneira, abraços.
    Blog muito legal, parabéns

    http://musilitica.blogspot.com

    Afim de Parcerias, troca de banner e link. Recrutando membros para a equipe do Musilítica, se estiver interessado add no msn milsonobscuro@hotmail.com
    Me sigam, comentem e eu irei retribuir com a força de todos, conto com a força galera.

    ResponderExcluir